Viagem Boa e Barata - hitchhiker

Como viajar SEM GASTAR NADA com o transporte?

Carona?

Vou confessar que sempre penso nisto tanto quando estou na rua, em alguma rodoviária, ou mesmo quando estou de carro ou moto. Sempre penso na quantidade de pessoas que estão sozinhas em seus carros com mais 4 lugares (às vezes mais), enquanto outras estão precisando de locomoção para os mesmos destinos. Sempre senti vontade de ver as pessoas dando e pegando carona, e isso ficou ainda mais forte quando vim morar em Florianópolis.

Aqui, a cultura de “por o dedo na estrada” era muito forte. Ainda hoje vemos bastante gente pedindo carona, mas agora em alguns pontos isolados (em torno da Universidade e Lagoa). Foi entrando nessa onda que eu conheci a ilha inteirinha!! Consegui emprego, fiz amigos, contatos, conheci gente boa, gente doida, gente de tudo que é tipo! Tudo na carona. Hoje não pego mais a não ser em uma situação de necessidade extrema, pois a nossa ilha não é mais a mesma de 12 anos atrás.

Viagem Boa e Barata

A vontade de dar e pegar carona existe, mas a grande objeção é a mesma para ambos os lados: SEGURANÇA! Obviamente as pessoas têm receio, e com razão! Ninguém tem como garantir que as intensões das pessoas sejam boas, e o risco é grande.

Na tentativa de amenizar esse risco, hoje existem sites de carona. Neles as pessoas se conversam com antecedência, buscam o máximo de informações uma da outra… eles estão normalmente conectados ao Facebook, então você consegue ver fotos, personalidade, tipo de postagens, comentários, amigos, e tudo mais. Além disso, se for fazer uma viagem com alguém nesse sistema, pode avisar outras pessoas (amigos, familiares), inclusive dar a eles os dados que você tem sobre o seu (a) companheiro (a) de viagem! As caronas não são necessariamente todas  gratuitas, o que me parece justo! Se o caroneiro pode estar duro pra comprar uma passagem, o motorista pode estar duro para a gasolina e pedágio. Os dois se ajudando, colabora ainda mais para um clima amistoso e de cooperação.

Viagem Boa e Barata - Carona

Fiz um post sobre esse assunto no nosso site, olha lá! 10 sites de carona pra você VIAJAR DE GRAÇA.

 

Sim, isso não anula completamente todos os riscos, mas já reduz (e muito!) a participação de pessoas mal intencionadas. De qualquer forma é legal se ter algumas atitudes preventivas.

DICAS PARA PEGAR CARONA

  • Certifique-se de quantas pessoas irão nessa viagem, dependendo de quantas forem, avalie se quer mesmo entrar nessa. Dê preferência por viajar com um casal, (isso serve principalmente para as caroneiras, redobre o cuidado!);
  • Não espere muita coisa. O carro que você pegar a carona pode ser desde o mais legal e bacaninha, como também pode ser um caco. Não crie nenhuma expectativa!;
  • Seja solícito(a), em ajudar em algo que for necessário;
  • Tenha o bom senso de não comer no carro se não foi dada a permissão (principalmente alimentos esfarelentos ou com cheiros fortes). Cigarro então, NEM PENSAR!;
  • Não exagere na sua bagagem, lembre-se que o motorista do carro também estará viajando;
  • Saiba o máximo que puder sobre o caminho. Se puder acompanhar com um GPS, ou estudar bem o mapa antes, pode ser muito útil.

 

Viagem Boa e Barata - hitchhiker

Além dos site de carona, existem páginas no Facebook que são tão, ou mais eficientes que os sites. É que nos sites você seleciona o lugar pra onde quer ir e espera que apareça algum motorista oferecendo carona, e no Facebook as páginas e grupos já possuem os nomes dos trechos e lá você já vê quem está oferecendo. Sempre tem alguém!

Abaixo alguns dos principais sites que estão interagindo motoristas e caroneiros pelo Brasil:

www.tripda.com.br
www.zaznu.co
www.caronas.com.br
www.dwingo.com
www.caronas.co
www.caronafacil.com
Eu gosto bastante da ideia, e você? O que você acha? Tem experiência no assunto?

Deixe o seu comentário e compartilha com a gente!

Até logo!!! 😉