viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

Fazenda Orgânica – Quer ser um WWOOFer? Saiba como se cadastrar no site

Como falei no post anterior, o WWOOF é o maior dos sites de intercâmbio voluntário em Fazendas Orgânicas.

No WWOOF, cada país tem um site próprio (após a seleção do país na página principal, você é direcionado para o site específico de onde escolheu). Nesse caso, tive que escolher um país para um breve review de como se cadastrar. Escolhi a Bélgica por ser uma das primeiras opções, por eu ter uma grande amiga que mora lá, e por ter feito a pesquisa anteriormente e achar o site da Bélgica muito bom e fácil de entender. Além disso parece que este país tem alto conceito no que se refere a Fazendas Orgânicas. Como disse também no post anterior, exitem também o Helpx e o Workaway e posteriormente explico como funcionam estes outros sites também.
Então, vamos lá:

 

Cadastro no site WWOOF

 

Escolha um país:
Como sabem, escolhi a Bélgica


viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Então virá outra página com colunas (em várias línguas) com links para informações do WWOOF naquele local (ressaltando que este é o site da Bélgica, em outros países o site pode ser bem diferente).


viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Fui direto ao Become a WWOOFer, já que a proposta aqui é ensinar a se cadastrar, mas nas outras opções você tem acesso a muitas informações sobre como funciona o sistema no local escolhido.
Obs: Whost significa WWOOFER host, ou anfitrião WWOOF.

Após o clic no “seja um WOOFer” abre uma terceira página perguntando: está pronto para ser um WWOOFer?

Nela você pode ver:

  • O que um WWOOFer da Bélgica pode esperar;
  • O que esperam de um WWOOFer da Bélgica;
  • Tornar-se um WWOOFer na Bélgica;
  • Checklist dos WWOOFers;
  • Além de opções de marcar que realmente tem interesse em trabalhar e aprender mais sobre esse estilo de vida.

 

Então: Become a WWOOFer.


viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Após aceitar alguns itens (termos de responsabilidade), segue abaixo em um formulário de inscrição.


viagemboaebarata-fazenda-orgânica-reviewviagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Formulário preenchido, senha definida, tudo ok. Na 3ª etapa você faz o pagamento das taxas. Pelo que entendi as opções €15 ou €22 se referem a opção de material on-line ou material on-line + pacote (livro).

 

viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Penso mesmo seriamente em me tornar uma WWOOFer, mas não neste momento. Então parei por aqui. A próxima etapa após pagar a sua inscrição, seria completar o seu perfil. Essa fico devendo para quando eu realmente for fazer a minha viagem.

 

 

NO BRASIL

 

 

Como disse, cada país tem um site próprio que é direcionado após a busca, lá na primeira página, lembra?
Quando selecionamos o Brasil, o site não é tão prático. Depois de selecionar o nosso país, já podemos perceber quão limitada é a página.

 

viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

 

Então se você selecionar por visualização anfitrião farm (ver as fazendas anfitriãs do país) aparecem mais de 20 fazendas, com algumas informações como: onde ficam, o que fazem, como é o alojamento e o que é permitido. Mas ali não há opção para você escolher alguma. Então você pode voltar no menu e clicar em:” junte-se ao WWOOF Brasil”, e ali aparecerá logo de cara, assim:

 


viagemboaebarata-fazenda-orgânica-review

 

Isto mesmo, você já vai pagando antes de mais nada!! Tive que rir, pois tinha que ser… coisa de brasileiro.


Bom, espero ter esclarecido bem o assunto, e para quem tem interesse em se tornar um WWOOFer, a minha opinião é: Vá!!
O sistema é organizado e cheio de detalhes (só o Brasil é um pouco confuso, mas ainda assim é praticável, hehe). É relativamente seguro (o fator determinante aqui é a sua atenção nos detalhes) e uma vivência dessas não tem preço.  Experiência de profunda relação humana, e com a natureza. Despertar para a solidariedade, e aprendizado para toda a vida.

Caso você queira receber mais dicas de como economizar e viajar um montão, cadastre o seu e-mail.

 

Abração!!

Até logo!!!

  • Pingback: Você sabia?Viajar trabalhando em troca de hospedagem e alimentação. Conheça a FAZENDA ORGÂNICA. — Viagem BOA e BARATA()

  • Carolina Fcm

    Moça, não sei se quando é esse post porque não aparecem datas, mas gostaria de acrescentar uma informação que está incorreta no seu texto.

    Boa parte dos sites do Wwoofing pelo mundo exigem o pagamento da taxa pro voluntário ou voluntária poder ter acesso à lista de fazendas. Isso não tem nada a ver com a ideia pré-concebida e bastante discriminatória de que “brasileiros sempre querem tirar vantagem”.

    Eu fiz Wwoofing na França em 2010 e tive que pagar a taxa antes de poder escolher a fazenda. A razão não tem nada a ver com o dinheiro, mas sim com a segurança dos milhares de fazendeiros pelo mundo. Acho que ninguém gostaria de ter o seu endereço e telefones disponíveis em uma lista pública na internet, né?

    • Isadora de Paula

      Ei Carolina, como posso te contactar ? Queria saber mais informações

      • Dimitria Decaro

        Moça, posso falar com você sobre?

    • Léo M. de Souza

      Olá eu tbm gostaria de receber mais informações viajar, conhecer, aprender e contribuir para um projeto social de qualidade e uma meta que todos deveríamos adquirir para evoluir nossa verdadeira essência.

    • Manoel Neto

      COMO FUNCIONA ESSA QUESTÃO DE VISTO E PASSAPORTE? É por conta própria?

      • Andre Braide

        também queria saber isso

    • Micael Lessa

      Oi, tudo bem?
      Gostaria de saber um pouco mais de como conseguiu e da experiencia. Se você poder fazer um contato ficaria muito gRATO. e-mail: biologolessa@gmail.com

  • Rezende Clarice

    Alguem poderia me da algumas informações de experiencias? Tenho muita vontade de ir. So acho que falta coragem. Aguardo! Claricerrezende@gmail.com

  • Mylena de Campos Lima

    oi oi 🌻 gostaria de saber o seguinte: visto e passagem, é por nossa conta? mt obrigada, bjs.

  • Petrus

    Alguém me ajuda a fazer meu cadastro no WWOOF não estou conseguindo.