couchsurfing

Minhas primeiras experiências com o Couchsurfing.

 

Conheci o Couchsurfing quando estava saindo de um emprego em junho deste ano e resolvi que aquele era o momento do meu mochilão. Então, programei uma trip, Brasil – América do Sul e meu ex-chefe (super descolado) me falou muitas vezes de um tal de Couchsurfing. No princípio nem dei muita bola, pois pensei que fosse um esquema só para surfistas. Depois que conheci, descobri que não tem nada a ver com o surf, nada!!

Meu mochilão foi adiado por alguns motivos, então, comecei a trabalhar para o Viagem BOA e BARATA e o EcoViagem, escrevendo sobre formas de viajar bem e barato, e por isso, precisei conhecer melhor o CS. No mês passado eu fiz uma matéria lá no EcoViagem sobre o CS e falando mais de como funciona. Olhá lá:

http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/viagem-boa-e-barata/como-viajar-se-hospedando-de-graca

Me cadastrei no Couchsurfing há 3 meses, e como todo novato no site, eu nunca havia sido avaliada por ninguém – ou seja: não tinha referências nem positivas e nem negativas.

Bom…  deixei meu perfil bem completo, falei do meu sofá, da casa, do bairro, do meu pai (que mora comigo), enfim…   Na semana seguinte já chegaram 2 pedidos de gringos querendo meu sofá emprestado.

Um era americano e acabou não confirmando a vinda depois…

Outro era polonês, criado na Suíça, e pediu pra vir junto com outro americano que tinha conhecido umas semanas antes em Brasília (também no couchsurfing).

Confirmei o sofá e mais um colchão  pra eles (sim, viriam os dois!!), e deu tudo muito certo!

Jeremyah e Philippé com meu amigo Gustavo, quem buscou e levou a gente pra todos os lugares.

Jeremyah e Philippé com meu amigo Gustavo, quem buscou e levou pra todos os lugares.

Eles ficaram de sexta à terça feira. A experiência foi muito mais legal que eu imaginava, ADOREI! São pessoas superlivres, leves, divertidas, sensíveis, educadas, colaborativas e sem frescura!! Estavam interessados mesmo em interagir!!

Assim fizemos! Foi divertidíssimo pois o meu inglês estava bem enferrujado, então já pude praticar. Eu nunca falei espanhol na vida, mas aí vinha aquele “portunhol” básico e a gente se entendia muito bem!!

Em quatro dias levei os meninos na festa da Universidade Federal, em praias, cafés, cinema, sinuca, samba na frente das dunas, churrasco na casa de um amigo onde só chega de canoa, fizemos comida, trilhas e nos tornamos bons amigos.

Em pleno inverno (julho), eles pegaram dias incríveis de praia. Sortudos esses gringos!! Essa é a Praia Mole.

Um lindo dia na minha querida Praia Mole…

 

 

Nosso amigo Jonas tem uma casinha do outro lado do canal da Barra da Lagoa, onde só dá pra chegar de "bateira" (canoa).

Nosso amigo Jonas tem uma casinha do outro lado do canal da Barra da Lagoa, onde só dá pra chegar de “bateira” (canoa).

O americano fazia o Couchsurfing pela primeira vez, mas o suíço faz a 7 anos e me contou histórias superlegais (alguns perregues também, háhá!). Ele me deu dicas e se colocou à disposição para eu ficar em seu sofá na Suíça, além de poder me passar contatos e sofás conhecidos em muitossss lugares do mundo!

No CS não é necessário ou obrigatório algum tipo de assistência ao seu hóspede. Eu quem quis mesmo, fiz questão!!  A sintonia foi demais, e até fiquei triste por eles terem que ir embora. Esse é o tipo de coisa que te tráz vivências únicas: deixa boas marcas e lembranças nas vidas das pessoas.

Festa na Universidade. Amigos adotaram meus hóspedes e eles já viraram da família. Bastante bagunça boa...

Festa na Universidade. Amigos adotaram meus hóspedes e eles já viraram da família. Bastante bagunça boa…

 

Mais histórias legais sobre o Couchsurfing, você pode ver no nosso post sobre a viajante Aline Campbell, que viajou pela Europa sem pagar nada por 92 dias, só no CS.

Esta semana deixei meu sofá no status “talvez” (ou maybe), que significa que ele não está totalmente disponível, e mesmo assim, já recebi 5 solicitações de estrangeiros homens e mulheres. Aceitei 2 e vamos ver como vai ser. Depois eu conto aqui pra vocês!

Por eu estar com a vida muito corrida, neste momento fica mais difícil viajar, então eu ainda não surfei no sofá de ninguém. Até solicitei por um fim de semana, um sofá em Imbituba (cidadezinha aqui do sul do estado de Santa Catarina onde as Baleias Franca se grupam para a temporada de acasalamento e reprodução), mas o menino demorou uma cota pra confirmar e depois cancelou. Tudo bem, minha história no CS está só começando!

O CS é uma Organização Não Governamental (ONG) e tem protocolado em sua “missão” ajudar a criar um mundo melhor, por meio da interação colaborativa e gratuita de pessoas dos extremos do planeta.

Conheça e aventure-se com novos amigos em volta do mundo todo.

Conheça e aventure-se com novos amigos em volta do mundo todo.

 

Conectar a consciência coletiva e proporcionar trocas culturais, mudando a forma de as pessoas se relacionarem: com menos desconfiança e mais tolerância e fraternidade.

Fiquei encantada e tenho certeza que vou fazer muito Couchsurfing!! Quero surfar em muitos sofás ao redor do mundo, quero milhares de surfistas de sofá na minha casa, quero ajudar a disseminar esse projeto que é MUITO BACANA. Conheça você também! Abra a sua mente, mude!!

Se hospedar pelo mundo todo sem pagar um centavo, conhecer todos os tipos de pessoas, vivenciar uma viagem como um morador local, trabalhar o desapego e a confiança, se libertar de padrões… O CS te tráz tudo isso!!
“Participação na criação de um mundo melhor. Um sofá de cada vez!” – Couchsurfing

 

  • Gilson Britto

    Adorei a ideia! Gosto bastante de recepcionar visitas em minha casa, sem contar na vivencia como faço para me cadastrar no Couchsurfing?

    • Oi Gilson, tudo bem?
      Cara que legal que você gostou!!! Eu sou suspeita, porque sou apaixonada pelo CS e toda a sua ideologia de fraternidade e amizade por um mundo melhor!!
      Para se inscrever você entra nesse site: https://www.couchsurfing.com/ e pode se cadastrar de forma automática sincronizando seus dados com o Facebook!
      Você vai adorar! Qualquer coisa, dúvida ou comentário, manda pra nós aqui! Faço questão de ajudar e interagir nesse assunto!
      Grande abraço!

      • Gilson Britto

        Muito obrigado Carol descobri que tem um App de CS.

        • Sim Gilson, tem um app para smart phones. Melhor ainda, pois quem pede sofá, muitas vezes fica super aflito para falar com seu Hos, que não entra no CS a mais de 3 dias. Se tiverem todos no celular, facilita tudo! 😉