milhas aéreas

Você está aproveitando as milhas das viagens que tem feito? Se não, saiba que você está desperdiçando muitas passagens!

Nesse post vou falar sobre as milhas que você ganha por trecho percorrido. Nas suas viagens, tem estado atento para acumular e não desperdiçar estas milhas? Saiba que dependendo para onde você for em uma viagem (ida+volta), já pode acumular uma quantia em milhas suficiente para mais um trecho (mesmo que nacional, mas é economia!!), e se não estiver fazendo isso, é como se estivesse jogando dinheiro fora.

Já falamos aqui sobre os programas de milhagem e um pouco de como eles funcionam, dentre nossos vídeos, um fala “Quais são basicamente as formas possíveis de ganhar milhas aéreas” (tem o post também). Veja o vídeo:

Mas vamos relembrar?

O que são programas de milhagem? 

São como programas de “relacionamento”, entre as companhias aéreas e seus clientes. Neles os clientes ganham como um incentivo, ou um mimo, milhas, as quais são cumulativas e podem ser  adquiridas por meio de programas de fidelidade de empresas parceiras (cartões de crédito, postos de gasolina, lojas on line e mais uma infinidade de outras opções), ou por trecho percorrido. Para participar, é preciso se inscrever no site da companhia que deseja (pode ser quantas quiser). Ao se inscrever você estará gerando uma conta, para onde irão as milhas acumuladas naquela companhia.

O que é possível fazer com as milhas?

Quando o cliente consegue acumular uma determinada quantidade de milhas, pode usá-las para trocar por passagens aéreas para voos nacionais ou internacionais, aluguel de carros, hospedagem em hotéis (de redes parceiras do programa de milhagem, sempre), ou por alguns produtos.

Como é o acúmulo de milhas por trecho percorrido?

Alguns detalhes podem variar quantia de milhas ganhas por trecho percorrido: a distância (claro!), a região, destino muito procurado, valor que você pagou na passagem e o tipo de cartão fidelidade que você possui. Podemos afirmar que, de um modo geral, as companhias aéreas brasileiras (TAM, Gol, Avianca e Azul), não dão muito mais que 1.000 milhas para trechos nacionais e 3.000 milhas para os internacionais. Além destas variáveis, também existe outra: as promoções. Então para conferir a pontuação exata de uma companhia, melhor mesmo é verificar na tabela de pontos de cada uma.

Tabela de pontos das principais companhias aéreas brasileiras:

TAM    Gol   Azul   Avianca

travel-industry

Nas companhias aéreas internacionais o ganho de milhas por trecho costuma ser mais generoso. O cálculo é baseado nas milhas (de verdade) percorridas, e o ganho é sempre de no mínimo 100%. Sendo assim, podemos dizer que mesmo viajando em classe econômica, a cada 1 milha percorrida você pontua no mínimo 1 milha no programa de milhagem. Caso esteja viajando com mais conforto, o ganho pode aumentar significativamente.

Sites das principais companhas aéreas nacionais:

American Airlines AAdvantage      Iberia Plus     TAP Victoria     AirFrance Flying Blue

Airliner landing in stormy weather

DICAS de como tirar melhor proveito dos programas de milhagem:

  • Você pode (e deve) se cadastrar em todas as companhias aéreas que pensa em voar, mas para conseguir milhas suficientes para emitir passagens, o melhor é concentrar o ganho em uma ou no máximo duas companhias. As principais companhias brasileiras têm parceria também com as principais companhias internacionais, o que facilita voar pra fora do país com as milhas ganhas nas empresas brasileiras.
  • Não deixe suas milhas expirarem. As milhas têm validade, que pode variar entre 1 ou 2 anos. Se você deixá-las expirar, muitas vezes pode até resgatá-las, mas terá que pagar por isso!
  • Fique de olho nas promoções dos programas de milhagens. Muitas vezes aparecem alguns trechos que podem ser trocados por menos pontos.

Para voar com milhas pelo Brasil, é fácil pegar uma promoção e pagar 10 mil milhas por trecho (este é um preço promocional em datas normais, sem alta temporada), para a América, o razoável é 30 mil milhas por trecho, e para a Europa 40 mil milhas.

Então é isso!! Espero ter ajudado com essas informações, e qualquer dúvida deixe um comentário que fazemos questão de responder!

Abração!